Perguntas
Frequentes Parapente
Estas perguntas são as mais ouvidas pela equipe, feitas por
leigos ao esporte, veja abaixo algumas respostas a essas perguntas:
O que é voo livre?
O voo livre agrupa um conjunto de disciplinas cujo objetivo comum é
voar utilizando as forças da natureza e recorrendo à força
do próprio piloto para decolar e pousar, sem o uso de motores.
Estas disciplinas são a Asa Delta e o Parapente.
O que é parapente?
Parapente é uma aeronave invertebrada, em forma de um semi-círculo
inflável, feito de tecidos e linhas.
Do que é feito o parapente?
Os tecidos são uma espécie de nylon especial, ultra-resistente,
e super-leve. As linhas são também ultra-resistentes e
muito finas. Os materiais são desenvolvidos especificamente para
o parapente.
Parapente é a mesma coisa que pára-quedas?
Não. O pára-quedas é usado para desacelerar uma
queda, um salto de um avião por exemplo. É pequeno, e
retangular. O parapente é uma aeronave planadora não motorizada,
pois ao invés de cair, ele voa, assim como uma asa-delta ou um
planador. Tem uma envergadura (distância entre as pontas das asas)
bem maior, e seu perfil é em formato de asa, curva em cima e
retilínea embaixo.
Você salta de Parapente?
Não. Você VOA de parapente. O Parapente é uma aeronave,
e assim como tal, ela alça vôo, decola. Muitos confundem
com pára-quedas, onde se salta (por favor, quem pula é
sapo) de um avião em movimento. Mas não existem pilotos
de pára-quedas, pois ele não é uma aeronave, é
usado apenas para diminuir a velocidade de queda. O parapente, em sendo
uma aeronave, denomina o seu praticante como um "Piloto de Parapente".
O praticante de pára-quedas pode ser chamado de paraquedista,
já os de parapente não podem ser chamados de parapentistas,
senão pilotos de outras aeronaves seriam chamados de avionistas,
helicopteristas, planadoristas, etc.
Porque o nome parapente?
Deriva do Francês para pent. Que seria traduzido como vôo
de encosta. Afinal o esporte nasceu com alpinistas tentando adaptar
pára-quedas para decolarem das encostas após escalá-las
e querer descer de forma rápida.
Como funciona e como é feito um parapente?
Um parapente uma parte superior e uma parte inferior que são
ligadas interiormente por células (ou alvéolos), que se
fossem removidas teriam o aspecto do interior de uma asa de avião
normal (arredondada à frente, pontiaguda atrás, curva
no topo e lisa em baixo). As células são aberturas retangulares
definidas pelas tiras e partes superior e inferior. A forma como tudo
isto funciona deve-se ao movimento para a frente da asa. Desta forma
o ar "é pressionado" pelas aberturas da parte da frente
e como não tem por onde sair por trás, mantém uma
certa pressão interna maior no interior da asa do que do lado
de fora. Isto cria uma estrutura rígida.
Parapente é a mesma coisa que Paraglider?
Basicamente sim. Só muda o idioma. Parapente é o nome
em português, originado do francês para-pent. Paraglider
é o nome em inglês, evitado pelos puristas. Afinal, estamos
no Brasil e o esporte foi inventado na França. Aonde o inglês
deveria entrar nisso?
O que é paramotor?
É um parapente com um motor acoplado às costas do piloto
para propulsão. Desta forma a aeronave deixa de ser um planador
e passa a ser um ultraleve propulsado, que pode decolar do chão,
como um avião, e tem autonomia de acordo com seu combustível.
Qual a diferença entre parapente e asa-delta?
Funcionam basicamente pelos mesmos princípios de sustentação
da física, e se diferem basicamente no formato com que cada aparelho
desenvolve um perfil de asa. A asa-delta tem formato triangular e estrutura
tubular rígida para ter o formato de uma asa (leia-se aqui asa
como o formato aerodinâmico que permite sustentação).
O parapente utiliza tecidos e linhas para criar uma estrutura em formato
de asa.
Parapente quebra? Pode haver problemas com o equipamento?
Basicamente não. O tecido poderia se rasgar, e as linhas arrebentarem.
É o que poderia se chamar de quebra. Mas isto é praticamente
impossível de acontecer em equipamentos utilizados de maneira
correta e dentro de seu período de vida útil. O que normalmente
acontece sem nenhuma conseqüência, é devido a fortes
turbulências o parapente se desinflar, ou 'enroscar' nele mesmo,
mas são situações facilmente corrigíveis
pelo piloto na maioria dos casos.
E se houver problemas, existe um pára-quedas de emergência?
Sim. Se mesmo assim o problema não puder ser resolvido, existe
na cadeirinha do piloto um pára-quedas (agora sim um pára-quedas)
redondo que te leva em velocidade segura até o solo.
Mulheres podem voar?
Claro! O Parapente não é um esporte que exija força
muscular extrema, exige muito mais técnica do piloto do que força
em si. E como é um esporte que tem poucas praticantes, elas são
sempre muito bem-vindas neste universo em sua maioria masculino.
É possível voar a dois?
Sim. Perfeitamente. O equipamento deve ser proporcional ao peso que
está carregando. Para isto existem parapentes específicos
para vôo-duplo, que suportam mais peso.
Existe diferença entre parapentes?
Muita. De forma e tamanho. Quanto ao peso, ele é sempre proporcional
ao peso do que ele carrega. Seja uma pessoa, duas pessoas, um magro,
um gordo. O parapente também tem forma de asa, e o formato desta
'asa' vai definir muito do seu comportamento e desempenho em vôo.
Embora para um leigo, simplesmente olhando sejam todos muito parecidos,
eles têm muita diferença. Existem níveis de desempenho
e de segurança variados. Quanto mais seguro é um parapente,
geralmente os usados com alunos e vôos-duplos, menos performance
eles têm. Entenda-se como performance a sua velocidade e capacidade
de voar mais longe. Os pilotos de lazer usam parapentes seguros e com
desempenho moderado, propício para lhe proporcionar um vôo
agradável e divertido. Pilotos de competição sempre
usam o que há de mais moderno e com maior desempenho, diminuindo
com isto também sua segurança. Já os pilotos de
acrobacia voam em parapentes específicos para que realizem melhor
as manobras e são também geralmente menores em relação
ao peso de um piloto, quanto seria um parapente de vôo convencional.
Quanto peso um parapente suporta?
Teoricamente ele pode levar quanto peso for necessário, desde
que tenha um tamanho adequado ao peso que está carregando. Alguns
ônibus espaciais possuem uma espécie de parapente gigante
para pousar.
Se o peso estiver acima ou abaixo, o que ocorre?
Se a diferença for de poucos kgs, basicamente só o que
muda é a velocidade de vôo, mais rápido se mais
pesado, ou mais lento de mais leve. A distância que ele voa e
a resistência do aparelho são praticamente inalterados.
Parapente é perigoso?
O esporte é tão seguro quanto o piloto quiser que seja.
Tomando todas as devidas precauções, ele torna-se um esporte
extremamente seguro. Muito mais do que você pode imaginar. A maioria
massiva das pessoas que pilotam ambos aparelhos como motocicletas e
parapentes, sentem-se mais seguros voando.
Pode-se voar na chuva?
Leves chuvas não afetam em muito o vôo, apenas umedecem
o tecido impermeável do parapente, porém em dias nublados,
não é possível achar as correntes térmicas
de ar ascendente que o farão subir. Logo é mais provável
que não valha nem a pena decolar, caso contrário você
irá diretamente da decolagem para o pouso. Seria um vôo
curto sem muitas possibilidades. Fortes chuvas geralmente vem acompanhadas
de fortes ventos e turbulência, que aí sim tornam o vôo
desaconselhável.
E se uma chuva lhe surpreender?
As chuvas não saem de surpresa de trás de uma cortina
pra nos dar um susto. Todo piloto deve saber fazer a análise
meteorológica necessária para saber a possibilidade de
chuva naquele momento, e reconhecer as nuvens de chuva antes que elas
atinjam um nível que represente perigo ao vôo.
E se uma ventania lhe surpreender?
Igualmente as chuvas, os ventos são previsíveis e a condição
meteorológica é analisada pelo piloto, antes do vôo.
O que é mais perigoso? Parapente ou asa-delta?
Depende de quem te responda a pergunta. Se é um piloto de asa
delta ou se é um de parapente. O piloto de asa delta geralmente
acha o parapente menos seguro, pois ele fecha, ou desinfla, e até
mesmo embola. O piloto de parapente acha a asa delta menos segura pois
ela pode quebrar em voo, porque o pouso é muito mais rápido
com possibilidade de um incidente bem mais elevada, e pela decolagem
também não ser tão tolerante a erros quanto a de
um parapente.
O que é melhor, parapente ou asa-delta?
Depende novamente. Os prós da asa-delta é que podem voar
mais rápido que os parapentes, e que têm um desempenho
um pouco melhor em termos de distância voada. Os prós do
parapente são a mobilidade, pois você decola de qualquer
encosta sem grandes exigências, e após pousar põe
tudo dentro da mochila e pode andar pra onde quiser, a pé, ou
em qualquer meio de transporte simples.
Existem mais asas ou mais parapentes?
A asa-delta nasceu primeiro. Teve seu auge antes do parapente. O parapente
nasceu muito depois, derivado dos antigos pára-quedas que começaram
a ser adaptados para voar ao invés de cair. Hoje em dia, cerca
de 10% dos pilotos de voo livre no mundo são de asa-delta. A
maioria massiva é parapentes. E esta diferença é
cada dia maior. Principalmente pela maior mobilidade e pelo aumento
da performance dos parapentes, se aproximando mais das asas a cada dia.
Como se decola de parapente?
Você estica o parapente no chão, e corre numa encosta inclinada,
contra o vento, para que ele se infle, suba para cima da sua cabeça
e comece a te sustentar. Neste momento você entra em vôo.
A que velocidade voa um parapente?
Eles podem frear a até cerca de 20km/h, voam em média
a 37km/h e podem chegar a até 70km/h nos modelos de competição
atuais.
Existe competição de parapente? Quais as modalidades?
Sim. As duas modalidades do vôo-livre são os vôos
de distância, e os vôos acrobáticos. Os vôos
de distância são chamados de Cross Country, também
conhecidos como XC. No vôo de XC, a meta do piloto é sempre
voar grandes distâncias. Quanto mais longe do ponto de decolagem
for o pouso, mais valioso será o vôo. Existem ainda variações,
como os vôos em triangulação onde você precisa
passar por pontos pré-determinados, chamados de pilões,
e atingir um goal, uma chegada. São assim como uma regata, uma
corrida. O primeiro que chegar tem vantagem, e se não chegarem
ao destino, quem ficou mais perto deste, ficará melhor colocado.
Os pontos de cada piloto são computados através de um
aparelho de GPS que cada piloto leva a bordo e depois são usados
para provar o percurso e o tempo de cada um. Já a acrobacia,
é como um ballet nos ares. Cada piloto é julgado por uma
comissão de especialistas, e executa diversas manobras com o
parapente. Seja sozinho, ou em duplas, onde outro piloto executa as
mesmas manobras ao mesmo tempo, formando uma bela sincronia, assim como
ginástica rítmica. Quanto mais difícil e mais bem
executada for a manobra, mais pontos vale. Estas competições
são sempre realizadas sobre lagos, para que aumente a segurança
dos participantes, em caso de alguma pane, pois este pilotos executam
manobras arriscadas, as vezes inacreditáveis, bem diferentes
do vôo convencional de um parapente. Elas variam desde giros no
próprio eixo, espirais descendentes voando de ré, até
loopings infinitos. A criatividade não põe limites nas
manobras.
Jogadores de futebol e pilotos de F1 ficam muito ricos, dá
para ganhar dinheiro com competições?
Muito pouco, se comparado aos custos. Apesar de não ser um esporte
dos mais caros, onde você tenha que comprar um veleiro, e nem
ser tão barato quanto comprar uma bola, é muito difícil
fazer com que premiações de campeonatos ou patrocínios
lhe rendam mais que o custo do esporte. Pilotos de competição
dificilmente vivem somente disto, tendo geralmente outras rendas. Os
poucos que conseguem, tem um bom patrocínio por trás.
Onde posso voar?
Em qualquer lugar que lhe permita uma decolagem segura, onde não
haja risco de invasão de tráfego aéreo e onde haja
possibilidades de pouso com segurança.
Onde posso pousar?
Em áreas planas, isentas de obstáculos como fios de energia
elétrica ou pedras. Quanto maiores, mais seguros. Geralmente
não precisam ter uma largura muito maior do que o próprio
parapente e não mais que 50m de comprimento.
O parapente também sobe? Ou só desce?
Sim, sobe! Sem motor mesmo. Não é mágica,
é a natureza. Você já reparou que algumas aves voam
sem bater as asas? E que também sobem? Os urubus por exemplo.
Eles sobem voando dentro de correntes térmicas de ar quente ascendente
dando voltas ao redor do mesmo ponto de onde este ar está subindo,
e sobe juntamente com ele. Nós fazemos o mesmo.
É perigoso voar junto as outras aves?
Não. Geralmente é um encontro fabuloso, voar lado a lado.
Cada qual admirando o seu companheiro de vôo.
Quanto custa um parapente?
O conjunto necessário para o vôo, é formado de diversos
itens. Segue uma média de valor de equipamentos novos. Você
precisaria de um parapente (US$ 1900), a selete (cadeirinha em que o
piloto fica sentado - US$ 500), mosquetões que conectam ambos(US$
50), capacete (US$ 100), e pára-quedas reserva(US$ 500). Se o
equipamento for Usado, este valor passaria de uma média de US$
3000,00 para uma média de US$ 1200,00.
Com que idade se pode voar?
Como o automobilismo, quanto mais cedo começar, melhor! O único
fator que restringe, é o peso do piloto. Geralmente encontra-se
parapente para pilotos a partir de 50kg.
A que altura um parapente chega?
O que define isto é até onde as térmicas estiverem
subindo naquele local na hora em que o piloto estiver voando. O recorde
brasileiro é de cerca de quase 5 mil metros de altura. Como não
ficamos o tempo todo a estas alturas, não se sente dificuldade
de respiração ou coisas assim, mas o frio é grande!
Preciso de vento para voar?
Não necessariamente. O parapente voa com ou sem vento. Não
somos uma pipa e não precisamos de vento para propulsão
ou algo assim. Precisamos sim é dás térmicas para
fazer um bom vôo. O vento vai pesar mais na hora da decolagem.
Sem vento algum é mais difícil decolar, e com um vento
muito forte ou que venha de trás da rampa, também são
impeditivos para a decolagem.
É preciso alguma carteira ou habilitação
para voar?
Sim. Após fazer o curso de piloto o aluno faz provas de uma das
associações de vôo existentes para que seja emitida
sua habilitação como piloto.
Qual a performance de um parapente?
Geralmente eles tem uma taxa de planeio de 8 a 10metros. Ou seja, para
cada 8 ou 10 metros que ele voou para frente, ele perdeu um de altura.
Como é o pouso de um parapente?
Dependendo da perícia do piloto, suave como levantar de uma cadeira.
Quanto tempo dura um vôo?
Irá depender das condições meteorológicas
do momento do vôo. Se houver térmicas ou ventos que possam
gerar ascendência ao subir pelos morros e montanhas, o vôo
é prolongado. Então não há limite pré-definido.
Até onde eu posso voar com um parapente?
O vôo de distância é a modalidade mais difundida
de vôo-livre. O limite de distância é regulado pelo
quanto o piloto conseguir aproveitar as térmicas para subir e
voar para longe. Com ventos fortes, esta distância aumenta. Atualmente
o recorde mundial é de 420km, num vôo de durou cerca de
10h.
Como é voar?
É indescritível através de palavras. Mas é
uma sensação que merece ser vivida.

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